sexta-feira, março 06, 2009

Qual o tamanho do Amor de Deus?

Existe um versículo na Bíblia, precisamente o João 3:16, que diz: "Porque Deus Amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". Assim estive refletindo sobre o "Amor de Deus", relacionando partes do versículo e me aprofundando numa reflexão finita sobre Deus.

A primeira parte do versículo me entriga: "Porque Deus amou o mundo...", daí faço então uma pergunta: "Por que Deus amou o mundo?". Pensando bem sobre tudo que Deus já fez por nós, fiquei inquieto e tive uma luz, acredito que do Espírito Santo, sobre tudo o que Deus faz e ficou registrado no livro de Gênesis.

Deus ao criar o mundo, ele disse palavras: "Haja Luz, Haja firmamento, Haja animais e ..." (Gênesis 1) mas quando se tratou de formar o homem, Deus não falou essas palavras. Apenas convocou a trindade e disse: "Façamos o homem, conforme a nossa imagem e a nossa semelhança" (Gênesis 1:26). Daí, exatamente do pó da terra, Deus começa a moldar o homem com as suas próprias mãos... Imagine a satisfação que Deus estava sentindo ao criar cada parte do homem, cada detalhe, tercendo cada célula, cada orgão e preparando tudo para o sopro que seria o motor propulsor de toda vida que hoje vemos no ser humano.

Se é possível comparar essa satisfação, pergunte a um pai que quando ele viu seu primeiro filho nascer, ou a uma mãe, que após 9 meses de gestação em sua barriga, viu uma linda criança sair de sua barriga edisparar aquele chorinho de Vida, que todos ficavam ansiosos para ouvir. Conseguiu comparar? Bem, não sou pai ainda, mas estou muito ansioso para ser e fico imaginando, sonhando acordado com tudo isso. Pois é, o "AMOR de DEUS", é infinitamente maior que essa comparação.

Voltando pra o nosso texto, se nós que somos tão pequenos e fracos, finitos e bem limitados intelectualmente, conseguimos sentir isso, o que dizer de Deus, vendo sua criação tomar vida e começar a se mexer, ele não se contem e dá um Livre Arbítrio ao homem para que esse o Louve e o Adore de todo ser (Corpo, Alma e Espírito). Se bem que Livre Arbítrio nada mais é do que a livre escolha sobre decisões e outras coisas mais. E exatamente no primeiro momento de prova, o ser humano em Adão, escolhe rejeitar Deus.

Que tristeza para Deus, ver seus filhos, sua criação, o ignorando, deixando-o de lado ou mesmo para atrás. Deus não ficou parado, já sabendo do que podia ocorrer, prepara tudo. Deus não desiste de nós, por isso a expressão: "Porque Deus amou o mundo de TAL MANEIRA...", não somos nem capazes de medir ou mensurar esse amor do Pai para conosco.

O amor de Deus não é um amor de palavras, é um amor de atitudes, de provas lindas de dedicação para com quem Ele ama, como diz o versículo: "Mas Deus prova seu amor para conosco..." (Romanos 5: 8). Ele, sem nenhum receio, entrega seu único filho para sofrer em nosso lugar o castigo de morte (Romanos 6: 23).

Outro personagem entra na história, o mesmo que na Criação, fica fascinado pela obra que realizaram. Demonstra o amor que recebeu do Pai e se entrega para sofrer a maior dor do universo, a separação total de Deus, pois é isso que o pecado causa na vida daquele que vive no pecado.

Jesus, o filho de Deus, faz uma ponte de restauração entre a criação de Deus e o Criador, restaura tudo novamente, dando-nos uma segunda chance de reparação e assim podermos desfrutar o que Adão e Eva experimentaram e perderam, a oportunidade de andar com o Pai e compreender o quanto ele nos ama.

"Porque Deus AMOU o mundo de TAL MANEIRA que DEU seu FILHO UNIGÊNITO para que TODO AQUELE que NELE CRER não pereça, mas tenha a VIDA ETERNA" (João 3:16).

Quero sentir, sonhar e viver esse AMOR de DEUS para SEMPRE em MINHA VIDA!!!